As ações da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, voltados ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, têm surtido efeito no município. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Uberlândia está entre as cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes com a menor incidência da doença. Com 0,0083 casos de dengue por habitante, o município mostra maior efetividade na luta contra o mosquito do que outras cidades de médio e grande porte, como Belo Horizonte, Contagem e Montes Claros.

Recentemente, algumas das ações adotadas pelo município como, por exemplo, a utilização de drones para identificação de focos do mosquito transmissor, em parceria com o exército, e o uso de peixes “barrigudinhos” em locais abandonados com água acumulada foram evidenciadas em importante telejornal de alcance nacional. A luta contra a dengue ainda é reforçada com a realização rotineira de visitas domiciliares pelos agentes de endemias, coleta de objetos que podem servir como criadouros, recolhimento de pneus, utilização diária de sete veículos do Fumacê, entre outras ações intensificadas dentro do “Movimento Dengue Não”.
Nos casos de diagnósticos pela doença, a Prefeitura também favorece a população ao oferecer oito salas de hidratação adaptadas em unidades da Rede Municipal de Saúde. As estruturas, viabilizadas por meio do Plano Municipal de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, auxiliam na melhor recuperação dos pacientes e são fundamentais para prevenir casos graves em consequência da dengue.