Cuidado e zelo com a saúde do trabalhador são destaques em Uberlândia. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) municipal obteve, pela primeira vez, nota máxima em todos os 12 indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Totalizando 165 pontos, a unidade está entre os 30 melhores Cerests do Brasil, de um total de 212, que conseguiram alcançar pontuação máxima. A unidade é administrada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com atuação em âmbito regional, sendo responsável por abranger o município sede e mais 28 cidades vizinhas.
“Uberlândia segue sendo referência em saúde pública. À nossa gestão compete resguardar e fornecer suporte necessário à população em geral. No caso dos trabalhadores não é diferente. Seguiremos pautados em garantir as melhores condições possíveis em todas as áreas e serviços”, disse o prefeito Odelmo Leão.
A análise dos 12 indicadores foi realizada pelo ColaboraDSAST, plataforma virtual voltada ao trabalho colaborativo do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), vinculada ao Plano Nacional de Saúde (PNS). As avaliações visam mensurar a qualidade da atuação dos Cerests regionais e municipais no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde do trabalhador.
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
O Cerest Uberlândia foi inaugurado em 2005 para oferecer suporte aos trabalhadores de Uberlândia e região do Triângulo Norte. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar para desenvolver estratégias para a melhoria das condições de trabalho por meio de atividades de educação, promoção, intervenção, vigilância e prevenção na área de saúde laboral. Trabalhadores dos mais diversos setores ocupacionais contam com ações para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Sua atuação se baseia na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), garantindo um atendimento completo e humanizado.
O atendimento na unidade é realizado por meio de encaminhamento feito pelas unidades de saúde das redes pública e privada, Ministério Público do Trabalho (MPT), sindicatos, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras instituições afins. A sede do Cerest regional está localizada na avenida Nicomedes Alves dos Santos, 200, Centro.