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Líder do Executivo anuncia novo modelo de gestão das áreas verdes de Uberlândia

Novidade apresentada pela Prefeitura de Uberlândia prevê economia de mais de 17% aos cofres públicos e garante melhora e realização contínua de limpeza, capina, ajardinamento e manutenção preventiva e corretiva de praças, parques, Zoológico e Horto Municipal
22 de março de 2024

O prefeito Odelmo Leão anunciou, nesta sexta-feira (22), um novo modelo de gestão de preservação das áreas verdes de Uberlândia, que consiste na realização contínua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de limpeza, capina, ajardinamento e serviços de engenharia de manutenção preventiva e corretiva de praças, parques, Zoológico Municipal e Horto Municipal. A novidade, apresentada durante solenidade realizada na praça Ana Diniz, no bairro Brasil, tem o objetivo de reforçar ainda mais a conservação dos equipamentos públicos e mantê-los permanentemente em bom estado, reiterando o compromisso da atual gestão municipal com o meio ambiente e a melhora constante da qualidade de vida da população.

A modelagem atualizada, que resultou em mais de 17% de economia em relação ao modelo anterior, foi garantida por meio da concretização recente de 6 novos contratos, com empresas vencedores de processos licitatórios, que possibilitarão as intervenções em todas as 340 áreas verdes, das quais são 5 parques e o restante praças e similares existentes hoje na cidade. Por meio desses contratos, diferentemente do padrão antigo, será permitida a execução periódica dos serviços com o fornecimento obrigatório da mão de obra, equipamentos e insumos, possibilitando que os espaços estejam sempre em boas condições para a população e que emergências sejam atendidas de forma mais célere.

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Além dos serviços de limpeza, capina e ajardinamento, estão previstos trabalhos de conservação, obras e manutenções como: reparos e/ou substituição, pintura, melhorias dos mobiliários dos banheiros, das quadras esportivas, bancos, pisos, muros, alambrados, parquinhos infantis, meio-fio no entorno dos canteiros internos e externos das praças, assentamento das pedras portuguesas, adequação de rampas de acessibilidade, reposição de estrutura hidrossanitária e de vidros, restauração de portas, adequação de rede elétrica e restauração de palcos, entre outras.

Para as intervenções estabelecidas no novo modelo de gestão nas áreas verdes de Uberlândia, serão investidos, aproximadamente, R$ 15,9 milhões em recursos próprios, o que representa uma economia de mais de 17% em relação ao modelo antigo de preservação dessas áreas, que contava com mais de 10 contratos. As vencedoras de processos licitatórios e contratadas para a execução dos serviços são as empresas H2F Construções e Serviços Terceirizados de Mão de Obra, Selecta Serviços Globalizados Ltda e Arqgraph Serviços Ltda.

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Manutenções em praças

Desde junho do ano passado, a Prefeitura de Uberlândia tem reforçado as obras corretivas e preventivas em praças e parques da cidade, sendo que aproximadamente 40 praças receberam esses serviços. Praças como a Tubal Vilela, Jacy de Assis, Rui Barbosa (Bicota), Clarimundo Carneiro, Nossa Senhora Aparecida e da Bíblia, entre outras, já foram beneficiadas com melhorias. Reparos também vêm sendo feitos, desde outubro de 2023, na praça Sérgio Pacheco, que, recentemente, teve a quadra esportiva revitalizada.

Conservação e ajardinamento

Foram iniciados, no final de 2023, os trabalhos de conservação e ajardinamento nos setores Leste e Oeste da cidade e, em meados de fevereiro de 2024, os setores Central, Sul, Norte e Distritos também tiveram as ordens de serviços emitidas. Esses contratos contemplam a varrição, capina, roçagem, remoção da massa verde, além da manutenção periódica dos banheiros, com fornecimento de insumos (papel higiênico, papeleiras, sabonete, etc.), equipamentos e mão de obra. As empresas devem manter as áreas sempre limpas e com o controle do crescimento da vegetação, não permitindo que ultrapassem 15 cm de altura.

Melhorias do novo modelo de gestão de áreas verdes:

1.Como era: O modelo anterior não abarcava todo o escopo dos serviços prestados com o fornecimento dos equipamentos, insumos e mão de obra, necessitando de vários contratos apartados.

Como ficou: Agora, todos equipamentos como roçadeiras, caminhão pipa para irrigação, tratores, produtos de limpeza, materiais de construção, além da mão de obra e veículos para o descolamento das equipes, estão previstos nos contratos, possibilitando eficiência na prestação de serviços e maior controle na fiscalização e gestão dos contratos.

2.Como era: Estava limitado à execução dos serviços na totalidade das áreas verdes, dos parques, zoológico e horto municipal na modelagem antiga.

Como ficou: Com o novo padrão, os serviços de varrição agora foram ampliados para todas as cerca de 340 áreas verdes existentes.

3.O novo modelo conta com matriz de riscos, ou seja, existe previsão de ampliar os serviços para novos bairros e praças que porventura surgirem devido ao crescimento da cidade.

4.A nova modelagem estabelece critérios de limpeza dos banheiros das praças, exigindo que o serviço seja realizado, no mínimo, duas vezes ao dia. Para além disso, os banheiros localizados em praças da região central deverão ter frequência de limpeza superior a isso devido à demanda, permitindo que funcionem das 7h às 19h, ininterruptamente.

5.Os custos anuais previstos para os serviços representam uma economia de cerca de 17,69% em relação aos prestados anteriormente.

Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

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