A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, segue com a ampliação da iluminação pública em vários pontos do município. Ao todo, 177 locais novos serão contemplados pela parceria público-privada (PPP) junto à Engie, beneficiando 68 bairros e os loteamentos Zaire Rezende e Maná. Desse total, 11 pontos já foram assistidos e os serviços em outros 8 pontos foram iniciados e devem ser finalizados até a próxima semana. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Odelmo Leão em fevereiro deste ano.
Nesta semana, foram instalados postes na avenida Doutor Misael Rodrigues de Castro, contemplando os bairros Segismundo Pereira e Santa Mônica. Na sequência, será feita a instalação da rede elétrica. Há, ainda, postes em instalação nas avenidas Vicente Paulo Magalhães, José Cardoso da Silva, Professora Josiany França, Geralda Pereira dos Santos, Mauro Leles Marques e João de Souza Brito, no bairro Aclimação. Também está prevista a instalação dos postes na rua David Canabarro, no bairro Umuarama.
“Seguimos trabalhando para entregarmos à população o maior pacote de ampliação da iluminação pública da história da nossa cidade. O prefeito pediu para que atendêssemos todas as regiões de Uberlândia e estamos fazendo isso, beneficiando os setores Leste, Oeste, Norte, Sul e Central. Destaque para as rodovias no perímetro urbano em que vamos proporcionar mais segurança aos motoristas que trafegam diariamente pelos trechos”, pontuou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo.
As melhorias são viabilizadas por meio do banco de créditos da PPP da Iluminação. Recentemente, foi executada a instalação nos seguintes locais: cemitérios Bom Pastor (Planalto) e São Pedro (Osvaldo Rezende); praças Nossa Senhora Aparecida (Nossa Senhora Aparecida), Idelmar Alves de Oliveira (Morada da Colina), Antônio Martins (Tocantins), João Alexandre da Silva (Taiaman), Chico Mendes (Pacaembu), João Batista de Lima (Tibery), Manoel Hipólito Dantas (Tibery); calçada entre a Universidade da Criança e a BR-365 (Brasil) e a avenida José Paes de Almeida (Jardim Finotti). Destes pontos, a energização já está concluída nos dois cemitérios municipais e nas praças Nossa Senhora Aparecida, Antônio Martins e João Batista de Lima; e na calçada entre a Universidade da Criança e a BR-365. Nos demais, falta apenas a ligação por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Banco de créditos
Estabelecido em contrato com a concessionária Engie, o banco de créditos contabiliza saldos desde o início da parceria, que agora serão revertidos na expansão do projeto de iluminação pública com tecnologia de led. Além dos cemitérios municipais e praças, os ecopontos, vias e trechos de rodovias que cortam o perímetro urbano também serão beneficiados pelo banco de créditos.
No trecho urbano da BR-365, por sua vez, deve ser atendido com iluminação, até o início do segundo semestre, os seguintes pontos: entre a rua José Alves Garcia e a avenida Monsenhor Eduardo, contemplando os viadutos das ruas Rio Grande do Sul, Claudemiro José de Souza e Alagoas (cerca de 35 postes); entre as avenidas João Pinheiro e Floriano Peixoto, contemplando os viadutos da Afonso Pena e da Floriano Peixoto (aproximadamente 10 postes); e entre o viaduto Francisco Galassi (Dona Zulmira) até o final da trincheira do Taiaman, contemplando o viaduto Francisco Galassi e o interior da trincheira (cerca de 59 postes).
Destaca-se que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é a única responsável pela definição do uso dos créditos. A seleção dos pontos a serem atendidos foi baseada na necessidade apresentada em cada local, sendo considerados critérios como o risco causado pela falta de iluminação e a quantidade de solicitações feitas por moradores, entre outros.