Para garantir o melhor fluxo de atendimento e equipes preparadas para situações de risco diante de ocorrências de grandes proporções, a Prefeitura de Uberlândia adotou uma iniciativa pioneira na região ao realizar, nesta quarta-feira (27), a capacitação de profissionais para incidentes com múltiplas vítimas. A ação foi viabilizada por meio do contrato do Município junto à Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) e em parceria com o Corpo de Bombeiros, equipes técnicas da rede pública de saúde, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), e concessionárias das rodovias.
Para que todos os envolvidos estejam alinhados e sabendo como agir em casos de acidentes de grandes proporções envolvendo o município, estão sendo desenvolvidas etapas simuladas para a adoção do Plano de Múltiplas Vítimas. A atividade desta quarta-feira, que faz parte da segunda etapa, contou com o treinamento do médico e diretor do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Jorge Michel Ribera.
No treinamento, foram apresentadas possíveis medidas a serem adotadas em um caso hipotético de acidente aéreo em área residencial, nas proximidades do aeroporto de Uberlândia. A atividade ocorreu no auditório do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros em formato de simulado de mesa (tabletop). A atividade consistiu em uma reprodução do local do acidente, onde foram apresentadas ações que podem garantir a melhor assistência, como áreas de concentração de vítimas e de posicionamento das ambulâncias, comunicação e unidades de saúde que receberão as vítimas.
“Ter esse plano de resposta e um fluxo determinado, desde o acionamento até o encaminhamento às unidades de referência para atendimento, garantem uma melhor assistência em incidentes de múltiplas vítimas. E o simulado, no qual cada um conhece seu papel de atuação, é importante para que a equipe consiga colocar em prática os serviços sem estar em cenário de emergência complexos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
A capacitação, que tem previsão de término para a segunda quinzena de junho, ainda inclui simulado real a ser realizado em local de potencial risco de acidentes com múltiplas vítimas e atendimentos médicos em unidades de saúde do município.