O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), finalizou o plantio total de 23 mil mudas nativas do cerrado em quatro propriedades de Uberlândia. A atividade foi financiada pela Associação Multissetorial de Usuários de Bacias Hidrográficas (Abha Gestão de Águas) por meio do Projeto de Proteção e Recuperação de Áreas de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica do Rio Uberabinha.
As regiões das Fazendas Campo Belo, Capim Branco e Passagem Funda 1 e 2, próximas à bacia do Rio Uberabinha, receberam o plantio de 52 espécies distintas, o que resultou na recuperação de 24 hectares com o auxílio da execução da equipe Programa Buriti.
“Evitamos erosão nas margens dos cursos d’água e que sedimentos sejam carregados até esses corpos hídricos, melhorando a qualidade ambiental dessas áreas, atraindo com isso o desenvolvimento das mudas para um ambiente mais equilibrado na nossa região,” explica o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira.
Com o investimento geral de R$ 761.187,05 da Abha Gestão de Águas, a ação garante quatro manutenções que permitem o devido acompanhamento das áreas: uma imediata, que está sendo realizada neste mês de abril, outra em novembro e mais duas no próximo ano. Essas manutenções incluem replantio das mudas caso necessário.
Programa Buriti
Desde 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de 548 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 688 mil metros lineares e mais de 16 mil horas-máquina de trabalho. As ações de proteção são desenvolvidas em propriedades rurais localizadas nas bacias dos rios Uberabinha, Araguari e Ribeirão Bom Jardim, mananciais responsáveis pelo abastecimento em Uberlândia. Com elas, aproximadamente 7,5 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados.
Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.