O programa Justiça na Escola retornou às escolas municipais nesta semana. As atividades são coordenadas pela Vara da Infância e da Juventude, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia e outros órgãos, como Receita Federal, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Ponte de Amor e Ordem dos Advogados do Brasil. A proposta é aproximar o Judiciário dos estudantes, oferecendo informações e esclarecendo temas que envolvem cidadania, valores, ética e justiça.
Neste ano serão contempladas sete escolas da Rede Municipal de Ensino. Os temas são abordados em salas de aulas por meio de palestras e interações diretas entre a equipe do programa e estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Desta forma, além de assimilarem as informações, os estudantes também se tornam multiplicadores dos assuntos abordados junto aos seus familiares e amigos.
Nesta quarta-feira (10), o programa iniciou suas atividades na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, no bairro Nossa Senhora das Graças. “As escolas abordam os temas do Justiça na Escola, porém de forma transversal e teórica. Ao entrar em contato com profissionais de diversas áreas, os estudantes se interessam muito pelos temas debatidos e se inspiram a terem um futuro melhor em diversos aspectos”, explica o diretor Cidelmar dos Reis Pereira.
Eixos temáticos abordados pelo Justiça na Escola:
– Estatuto da Criança e do Adolescente
– Atos infracionais
– Disciplina na escola
– Violência doméstica
– Prevenção às drogas
– Convivência familiar
– Papel do Conselho Tutelar
– Direito e cidadania
– Bullying e cyberbullying
– Autoconhecimento e propósito de vida
– Educação fiscal
– O papel da Polícia Civil na sociedade
– Prevenção à gravidez precoce