A Secretaria Municipal de Saúde aplicou, conforme balanço parcial, pelo menos 4.082 doses da vacina contra a dengue neste sábado (13), primeiro dia do mutirão organizado para atender exclusivamente crianças de 10 a 14 cadastradas pelos responsáveis no sistema online aberto no Portal da Prefeitura de Uberlândia. O trabalho de imunização continua neste domingo (14) nas Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) Martins, Pampulha, Luizote, Tibery e Planalto e nas Unidades Básica de Saúde da Família (UBSFs) Shopping Park 1, Morumbi 1 e Jardim Brasília 2. O cadastro também permanece aberto para o público-alvo. (CLIQUE AQUI e cadastre)
“É importante cadastrar as crianças e, após a comunicação oficial, levá-las para receber a imunização. A sociedade também precisa continuar fazendo as ações contra a propagação do mosquito”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Uma das primeiras crianças vacinadas na UAI Martins foi Luiza, de 11 anos. “Estamos em tempo de muitos casos de dengue e sabemos que os sintomas causados pela doença são graves. Se a vacina está disponível, os responsáveis precisam ter consciência da sua importância e fazer os cadastros”, disse Denise Prudêncio, mãe de Luiza.
Considerando a quantidade insuficiente de 12 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao município e para garantir o atendimento da nota técnica nº 39/2024 do órgão federal, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou o cadastro online prévio para operacionalizar a imunização. A princípio, o agendamento estava restrito a crianças de 10 e 11 anos, mas, devido à morosidade e baixa procura por parte dos responsáveis, foi feita a ampliação, a partir de quinta-feira (11) da possibilidade de atendimento para crianças de 10 a 14 anos. Portanto, dentro dessa faixa etária, quem teve o cadastro invalidado até o dia 10 deve refazer o agendamento, que é confirmado via mensagem por email e SMS.
Os atendimentos são feitos nos locais comunicados (cinco UAIs e três UBSFs) e de acordo com o horário agendado, sendo que o processo segue ordem cronológica de cadastros. Até este sábado, foram efetivamente validados 5.152 cadastros- outros 1.830 foram invalidados por estarem fora dos critérios estabelecidos.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) esclarecem ainda que todos os cadastros passam por um processo de checagem e validação dos dados apresentados. Aquelas inscrições que não se enquadram nos critérios estabelecidos não são validadas e os responsáveis são comunicados via SMS e e-mail da não validação. Portanto, inscritos que não tenham entre 10 e 14 anos não serão contemplados neste momento.