A Prefeitura de Uberlândia vai promover, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), seminários sobre a saúde e segurança do trabalhador. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), faz parte da edição 2024 do Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
As atividades nos dois dias do evento, que também conta com o apoio da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e do Sistema Único de Saúde (SUS), acontecerão no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. Para o seminário desta quarta (17), intitulado “Adoecimento, também é acidente de trabalho”, as inscrições estão abertas, devendo ser feitas internet. (Clique aqui)
No seminário deste primeiro dia, a abertura será feita pelo procurador do Trabalho (MPT), Eliaquim Queiroz, às 13h30. Em seguida, às 14h, a autoridade sanitária do Cerest Regional de Uberlândia, Ricardo Vilar Castello, fará uma apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Na sequência, às 14h30, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Josafa Costa Santos Junior, que é auditor fiscal do Trabalho (MTE), fará uma palestra sobre saúde e segurança do trabalhador na construção civil – abordagem da inspeção do trabalho.
Ainda durante o evento desta quarta-feira, o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Rodrigo Gonçalves Mourão fará uma palestra sobre o panorama das ocorrências de acidente de trabalho atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
Na quinta-feira, o seminário também terá uma série de palestras. A partir das 13h30, com abertura realizada pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, o evento terá conteúdos sobre o Cerest Regional de Uberlândia e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), além das palestras “Relações entre o Assédio Moral no Trabalho e o Adoecimento Mental”, “Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador” e “Cuidando de quem cuida: Experiências e Impactos Positivos em Saúde Mental para Profissionais da Saúde”.
Podem participar do evento integrantes do MPT, do Corpo de Bombeiros, do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), da Atenção Primária, do Conselho Municipal de Saúde, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), dos hospitais privados de Uberlândia, sindicatos e representantes do Cerest dos 29 municípios de sua área de abrangência (Triângulo Norte).
Programação deste dia 17:
13h – Credenciamento
13h30 – Abertura com o procurador do Trabalho (MPT) Eliaquim Queiroz
14h – Apresentação do Cerest Regional de Uberlândia (com a autoridade sanitária do Cerest Regional de Uberlândia, Ricardo Vilar Castello)
14h30 – Palestra sobre saúde e segurança do trabalhador na construção civil (com o engenheiro civil e de segurança do trabalho Josafa Costa Santos Junior, que é auditor fiscal do Trabalho (MTE)
15h50 – Palestra sobre o panorama das ocorrências de acidente de trabalho atendidas pelo Corpo de Bombeiros (com o 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Rodrigo Gonçalves Mourão)
16h20 – Palestra sobre o Ministério Público do Trabalho (com o procurador do Trabalho Eliaquim Queiroz)
Serviço
O quê: Abril Verde – “Adoecimento também é acidente do trabalho”
Data: 17 de abril de 2024
Horário: 13h
Local: Auditório Cícero Diniz – Centro Administrativo Virgílio Galassi (avenida Anselmo
Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica, Uberlândia-MG)
Inscrição: Clique no link