Em mais uma ação que visa orientar e promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, na tarde desta quarta-feira (17), os seminários sobre saúde e segurança no trabalho. Parte integrante da edição 2024 do Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a iniciativa terá sequência nesta quinta (18), com nova rodada de palestras.
Realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), os seminários ocorrem no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal. Nesta quarta-feira, o evento foi aberto pelo procurador do Trabalho (MPT), Eliaquim Queiroz, que destacou a relevância da ação. “Esse evento tem a finalidade de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre o tema. Além disso, visa mostrar a importância do reforço das medidas preventivas de saúde e segurança no trabalho”, pontuou.
Também neste primeiro dia de seminário, intitulado “Adoecimento também é acidente de trabalho”, foram realizadas apresentações da autoridade sanitária do Cerest Regional de Uberlândia, Ricardo Vilar Castello, que tratou sobre os atendimentos feitos pelo Cerest; do engenheiro civil e de segurança do trabalho Josafa Costa Santos Junior, auditor fiscal do Trabalho (MTE), que concentrou sua explanação nas ocorrências registradas na construção civil; e do 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Rodrigo Gonçalves Mourão, que trouxe o panorama das ocorrências de acidente de trabalho atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
Nesta quinta-feira, o seminário também terá continuação com uma série de palestras. A partir das 13h30, com abertura realizada pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, o evento terá conteúdos sobre o Cerest Regional de Uberlândia e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), além das palestras “Relações entre o Assédio Moral no Trabalho e o Adoecimento Mental”, “Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador” e “Cuidando de quem cuida: Experiências e Impactos Positivos em Saúde Mental para Profissionais da Saúde”.
Programação:
Quinta (18)
– Segundo dia de seminário
13h – Credenciamento
13h30 – Abertura (com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima)
14h – Palestra sobre o Cerest Regional de Uberlândia (com a coordenadora do Cerest Regional de Uberlândia, Messala Roberto Monteiro)
14h30 – Palestra sobre a Superintendência Regional de Saúde (SRS) (com a Referência Técnica em Saúde do Trabalhador Patrícia Nishioka)
15h20 – Palestra sobre relações entre o assédio moral no trabalho e o adoecimento mental (com a professora e diretora do Instituto de Psicologia da UFU, Maristela de Souza Pereira)
16h20 – Palestra “Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador” (com a equipe de Psicologia do Cerest Regional de Uberlândia)
16h40 – Palestra “Cuidando de quem cuida: Experiências e Impactos Positivos em Saúde Mental para Profissionais da Saúde” (com a gestão de pessoas e SESMT Missão Sal da Terra)