Paratletas das equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – disputam, entre esta quinta (18) e sábado (20), o Open Internacional Paralímpico. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 162 atletas de 14 estados e do Distrito Federal.
A Futel/Praia Clube será representada por Rodrigo Parreira e a Futel/Aparu/Praia Clube por Rafaela Divina, Wellington Fernandes, Mauro Evaristo, Clayton Pacheco, Edmar Oliveira e Lusdelia Silva. Os paratletas serão acompanhados pelo treinador Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel.
A diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa, destaca a relevância do evento, inclusive por dar aos competidores a oportunidade de alcançar o índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. “Rodrigo Parreira já garantiu sua vaga, mas acredito que temos boas chances de classificar outros paratletas para a competição”, ressaltou.
Resultados recentes
Estabelecidas entre as principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Praia Clube e a Futel/Aparu/Praia Clube soma importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, foram 297 medalhas no atletismo em competições nacionais e 2 em disputas internacionais. No mês passado, a Futel/Aparu/Praia Clube conquistou 10 medalhas na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico 2024, em São Paulo, sendo 2 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Já no último fim de semana, obteve 72 medalhas (48 de ouro, 18 de prata e 6 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Atletismo, em Belo Horizonte.
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com orientação de profissionais de educação física da Futel.