A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, no Portal da Prefeitura, o cadastro online prévio para vacinação contra a dengue de crianças de 10 a 14 anos. O sistema está disponível para agendamento no novo mutirão, que será realizado no próximo sábado (20). Os responsáveis podem escolher o horário de atendimento em uma das dez unidades disponibilizadas para a aplicação das doses. Após o primeiro mutirão, restaram cerca de 5 mil para a segunda mobilização. Até a manhã desta quinta-feira (18), em torno de 2,3 mil cadastros haviam sido validados no sistema. (CLIQUE AQUI para agendar o horário)
Considerando a quantidade insuficiente de 12 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao município e para garantir o atendimento da nota técnica nº 39/2024 do órgão federal, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou na última semana o cadastro online prévio para operacionalizar a imunização. Inicialmente, foram disponibilizadas doses em unidades específicas neste sábado (13) e domingo (14), resultando em 7.095 crianças alcançadas.
Para o segundo mutirão, aqueles que completarem a inscrição com reserva de vaga serão comunicados por e-mail e SMS e deverão comparecer, no dia 20 de abril, em uma das unidades destacadas pelo Município para aplicação do imunizante: Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Martins, Luizote, Pampulha, Planalto e Tibery, Unidade Básica de Saúde (UBS) Roosevelt e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) São Jorge II, Morada Nova, Pequis e Joana D’arc.
Paralelo a isso, por diretriz do prefeito Odelmo Leão, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que já enviou ofício ao Ministério da Saúde alertando sobre a insuficiência de doses e solicitando revisão da quantidade destinada ao Município.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) esclarecem ainda que todos os cadastros passam por um processo de checagem e validação dos dados apresentados. Aquelas inscrições que não se enquadram nos critérios estabelecidos não são validadas e os responsáveis são comunicados via SMS e e-mail da não validação. Portanto, inscritos que não tenham entre 10 e 14 anos não serão contemplados neste momento.