O prefeito Odelmo Leão inaugurou, nesta sexta-feira (19), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jaraguá. A retomada das atividades no local foi possível após parceria promovida pela gestão municipal com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do convênio nº 015/2024, que estabelece a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) como administradora da unidade. A unidade funcionará na avenida Aspirante Mega, nº 77, das 7h às 17h. O início dos atendimentos está programado para esta segunda-feira (22).
“Com essa unidade, poderemos atender cerca de 12 mil pessoas nesta região. Reafirmamos, assim, o nosso compromisso de garantir acesso à saúde de qualidade para a nossa população”, disse o prefeito Odelmo Leão.
A inauguração foi acompanhada por moradores do Jaraguá e adjacências, pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, pelo reitor da UFU, Valder Steffen, e por diversas autoridades, entre as quais vereadores, o promotor Cléber Eustáquio e deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
“Estamos reabrindo essa unidade de saúde da família para cuidar da saúde da nossa população”, ressaltou Adenilson Lima.
O local, que já abrigou a unidade no passado, passou por reformas estruturais, oferecendo um espaço mais acessível e conta com recepção, sala de espera, sala de coleta, sala de vacinação, sala de cuidados básicos, sala de triagem, consultórios, depósito, vestiário, dentre outros espaços administrativos e de serviços internos.
Duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) farão o atendimento da comunidade. Além de médicos e enfermeiros, a equipe tem ainda técnicos de enfermagem, dentistas, técnico de saúde bucal, assistente social, psicólogo e agentes comunitários de saúde.
“A universidade só consegue participar através de parcerias. Por isso, prefeito Odelmo Leão, nós somos muito gratos à Prefeitura de Uberlândia por permitir que essa UBSF, além de atender com qualidade a população, possa servir de cenário e prática para os nossos estudantes da área da saúde”, disse Valder Steffen.
O início dos atendimentos da UBSF Jaraguá marca a entrega da oitava unidade à comunidade pela atual administração municipal. Assim como funciona com as demais organizações sociais (OS’s) que administram as unidades de saúde do município, todo o gerenciamento e contratação de profissionais da UBSF Jaraguá será de responsabilidade da Faepu, que também deverá seguir as diretrizes do atendimento básico de saúde da atenção primária, bem como o alinhamento do projeto Qualifica SaUDI, desenvolvido gestão municipal.