O segundo mutirão de vacinação contra a dengue foi encerrado no final da tarde deste sábado (20) com 2.959 doses aplicadas em crianças de 10 a 14 anos cadastradas no sistema do Portal da Prefeitura de Uberlândia. Somando com o primeiro mutirão, realizado no fim de semana anterior (dias 13 e 14 de abril), foram alcançadas 10.054 pessoas do público-alvo. Durante a próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar a estratégia a ser adotada para garantir a imunização com as pouco mais de 2 mil doses restantes do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde.
“Com esta segunda ação, passamos de 80% das cerca de 12 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Em breve, divulgaremos onde e quando serão aplicadas as demais doses desse lote. Aproveito para reforçar que o prefeito Odelmo Leão acionou o Ministério da Saúde para conseguir mais doses da vacina contra a dengue para a nossa cidade, uma vez que essas 12 mil estão bem aquém do quantitativo necessário para atender nossa população”, destaca o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Considerando a quantidade insuficiente de 12 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao município e para garantir o atendimento da nota técnica nº 39/2024 do órgão federal, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou o cadastro online prévio para operacionalizar a imunização. No primeiro mutirão, compareceram 7.095 crianças em oito salas de vacina. No segundo, o número de salas foi ampliado para dez, oferecendo para pais e responsáveis a opção de agendar o atendimento nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Martins, Luizote, Pampulha, Planalto e Tibery, Unidade Básica de Saúde (UBS) Roosevelt e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) São Jorge II, Morada Nova, Pequis e Joana D’arc.