Com o objetivo de oferecer capacitação de qualidade aos servidores, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Administração, iniciou, nesta terça-feira (23), o curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com realização do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST). O treinamento segue nesta quarta (24) e na próxima segunda-feira (29), sempre das 13h às 17h30, no auditório Cícero Diniz.
“A Cipa é formada por servidores efetivos e atua com o objetivo de identificar situações que possam causar algum dano à saúde do trabalhador durante o expediente. Conforme norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a comissão conta com membros eleitos pelos servidores e indicados pelos gestores. A Cipa e o Núcleo de Segurança do Trabalho atuam de forma conjunta para promover melhorias contínuas aos servidores”, explica o coordenador do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST), Reinaldo Alves.
Na Prefeitura de Uberlândia, existem dez comissões, perfazendo um total de 48 membros, dos quais 24 eleitos e 24 indicados. Apenas na Cipa Geral e na Cipa da Secretaria Municipal de Educação (SME) há oito membros, quatro eleitos e quatro indicados. As demais Cipas elegem dois eleitos e dois indicados.
A eleição para o mandato que vai de maio de 2024 a abril de 2025 foi realizada nos dias 3, 4 e 5 de abril deste ano. Os 48 membros serão empossados no dia 29 de abril em reunião realizada no auditório Cícero Diniz. Os nomes serão publicados no Diário Oficial do Município do dia 30 de abril.
Abaixo o cronograma dos próximos dias do curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 2024:
24/04 (quarta-feira)
– Prevenção e combate ao assédio sexual e as outras formas de violência no trabalho
– Ouvidoria-Geral do Município e orientações para denúncias de assédio
– Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
– Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
– Noções básicas de ergonomia
29/04 (segunda-feira)
– Noções gerais sobre prevenção e combate a incêndio
– Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo
– Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho
– Reunião Nº 1 com os novos membros da Cipa (posse)