A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Controladoria-geral do Município (CGM), e em parceria com o Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) e a Controladoria-geral da União (CGU), promoveu, nesta quinta-feira (25) uma capacitação em auditoria interna governamental. O curso foi voltado para servidores da controladoria e de auditorias da Prefeitura, membros do conselho e controladorias da região.
No encontro, realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal, a instrutora foi a auditora federal de finanças da CGU, Tatiana Machado. O treinamento foi baseado no manual de orientações técnicas do órgão federal.
“A auditoria interna deve ser uma das principais atividades de fiscalização e apoio à gestão pública. Nesse sentido é que se considera Unidade Central de Controle Interno aquela para a qual foi atribuída a representatividade do Sistema de Controle Interno, nos termos da Constituição Federal, com a função de auditoria interna, podendo ter ou não em suas atribuições as funções de correção, transparência, integridade e ouvidoria. Portanto, a importância desta capacitação para o aprimoramento e o amadurecimento da atividade de auditoria interna nos Municípios Mineiros”, explica o controlador-geral do Município, Modesto Geraldo Rabelo.
A CGM é membro fundador do Coneci e também realizará, em parceria com o órgão, outro evento setorial nesta sexta-feira (26). Com o tema “Pelo fortalecimento do Controle Interno municipal e do Estado de Minas Gerais, em apoio à gestão pública”, o Encontro Técnico do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais começará às 8h30 nas salas C1 e C2 do Center Convention. O objetivo é debater temáticas relacionadas ao controle interno, importante mecanismo de auxílio à política pública de qualidade e compliance.
Saiba mais em: Prefeitura promove o 2º Encontro Técnico do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais