A Secretaria Municipal de Segurança Integrada continua com o projeto “Caravana de Prevenção às Drogas”, que aborda o tema “Cultura de Paz”, promovendo hábitos saudáveis e fortalecendo o senso de comunidade, em atividades desenvolvidas junto a estudantes das escolas públicas de Uberlândia. Nesta semana, a equipe esteve no Residencial Pequis, onde 900 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foram beneficiadas.
O encontro na Escola Professora Rosa Maria Melo foi realizado nesta terça (23) e quarta-feira (24), e contou com o suporte do coordenador do projeto, Cleiton Rocha dos Santos (conhecido como Kakko), psicólogos e assistentes sociais. As atividades foram divididas em dois turnos e trataram de temas como bullying, empatia e respeito.
Criada em 2012, a Caravana de Prevenção às Drogas propõe envolver toda a comunidade escolar por meio de atividades lúdicas e pedagógicas, oficinas culturais, teatro e um bate-papo interativo e leve, potencializando os fatores de proteção e minimizando os fatores de risco ao uso e abuso de drogas aliados a uma reflexão acerca do projeto de vida, diminuindo a vulnerabilidade dos educandos. O foco principal das ações da Caravana da Prevenção é a prática de hábitos saudáveis visando a qualidade de vida e perspectivas de futuro.
É possível solicitar a presença da caravana em escolas públicas. O agendamento das escolas municipais deve ser feito por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Já as estaduais podem reservar uma data pelo e-mail: diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br.