Mais um projeto elaborado pela Prefeitura de Uberlândia, por diretriz do prefeito Odelmo Leão, para pleitear recursos por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi habilitado e selecionado pelo Governo Federal. Dessa vez, a gestão municipal obteve a inclusão do projeto para aquisição de ônibus elétricos para a renovação da frota que atende o transporte público da cidade. A classificação foi publicada nesta quarta-feira (8).
Estimado em R$ 641 milhões financiados, o projeto, apresentado pelo Executivo municipal em novembro de 2023, planeja a compra de 216 ônibus elétricos, o que promoverá a substituição de mais de cerca de 50% da frota por veículos mais modernos, eficientes e em consonância com as políticas públicas da Prefeitura em prol da redução dos gases do efeito estufa e de uma cidade ambientalmente sustentável e com qualidade de vida para a população. O Município aguarda os próximos trâmites para a liberação de financiamento.
Com a compra dos ônibus elétricos, a gestão municipal vai iniciar a primeira fase do processo de renovação da frota municipal. Além de não depender do diesel, considerado um dos principais poluentes urbanos, os novos veículos ainda promovem redução da poluição sonora, uma vez que emitem baixo ruído. Para conhecer outros projetos de autoria da Prefeitura de Uberlândia contemplados pelo Novo PAC, CLIQUE AQUI.