O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, ambos da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, estão entre os convocados da seleção brasileira para a 2024 World Boccia Cup, competição que será realizada entre 29 de maio e 7 de junho, em São Paulo. Também integra a comitiva o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel.
Antes disso, Mateus Carvalho, Oscar Carvalho e Glênio Fernandes participam da Fase de Treinamento da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, também em São Paulo, entre os dias 22 e 28 de maio. “A 2024 World Boccia Cup é uma competição muito importante, com a participação de representantes de vários países. Para Mateus, esse é um grande momento, pois ele busca a convocação para os Jogos Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro”, afirmou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Resultados
Considerado um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira, Mateus Carvalho treina no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) com acompanhamento do treinador Glênio Fernandes.
O paratleta tem, entre seus resultados mais expressivos, a medalha de ouro na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2023), o tetracampeonato brasileiro (2015, 2018, 2022 e 2023), as medalhas de ouro nas disputas por pares e por equipe na Copa América (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, Mateus esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.