A Prefeitura de Uberlândia, como Centro Colaborador do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), promoveu nesta semana a capacitação “Cuidados Paliativos na Atenção Primária”. O evento ocorreu em dois dias no auditório da Faculdade Pitágoras e foi destinado aos profissionais da rede da Secretária Municipal de Saúde. A abertura das atividades contou com a palestra de profissionais do programa de mesmo nome conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conass.
O objetivo da capacitação é auxiliar na prática de cuidados paliativos primários e sensibilizar os profissionais a fim de promover a qualidade de vida do paciente fora de possibilidades terapêuticas, por meio da prevenção e alívio da dor e outros sintomas.
Os profissionais da saúde e especialistas no tema, Alexandre Ernesto Silva e Gabriela Alves de Oliveira, abordaram a integração das redes de atenção no cuidado a estes pacientes e como conduzir os casos fazendo uma avaliação cuidadosa e minuciosa de sinais de sofrimentos físicos, sociais, psicológicos e espirituais, além de oferecer suporte para auxiliar o paciente e seus familiares durante o enfrentamento da doença.