A programação do “Uberlândia Viva” chegou aos moradores do distrito de Martinésia neste domingo (19). Com atividades de diversas secretarias municipais, além de Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o evento da Prefeitura de Uberlândia foi realizado na avenida Luzia Alves Borges. Simultaneamente, equipes de imunização atuaram no reforço de vacinas nas unidades de saúde da comunidade de Sobradinho e no distrito de Cruzeiro dos Peixotos.
Durante o “Uberlândia Viva” a população de Martinésia teve acesso a serviços em diversas áreas, como saúde, educação e meio ambiente. Quem compareceu teve a oportunidade de utilizar serviços socioassistenciais, fazer inscrições em cursos profissionalizantes, atualizar cartões de vacina, assistir apresentações culturais e participar de aula de aula de mix dance com o “Agita Uberlândia”, entre outros
A agenda da edição 2024 do “Uberlândia Viva” tem como foco a zona rural da cidade. Ontem, sábado (18), as ações foram realizadas no Distrito de Tapuirama. No próximo sábado (25), será a vez dos moradores do distrito de Miraporanga receberem o benefício.
Reforço na vacinação
Como parte da estratégia de garantir que a população possa colocar em dia o cartão de vacina, a Secretaria Municipal de Saúde abriu, excepcionalmente neste domingo, unidades de saúde na comunidade de Sobradinho e no distrito de Cruzeiro dos Peixotos. O atendimento foi das 8h às 14h e buscou alcançar, principalmente, crianças de 10 a 14 anos que ainda estavam sem a primeira dose da vacina contra a dengue. Ao todo foram aplicadas 137 vacinas nestes locais.
Entre diversos serviços, em Sobradinho foram nove consultas médicas e seis odontológicas, além de atendimentos de enfermagem como aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
Ao todo, a população de Cruzeiro dos Peixotos realizou 11 consultas médicas, quatro em citologia, 18 em odontologia e 38 exames de eletrocardiograma que se somaram a verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, entre outros.
Em Martinésia foram 10 atendimentos médicos, cinco procedimentos odontológicos e 25 de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, além de aplicações de medicação e atendimentos com educadores físicos.
Ontem, em Tapuirama foram aplicadas 562 doses de vacinas, sendo que as mais procuradas foram conta a influenza (251) e a dengue (73). Também foram disponibilizadas as vacinas do calendário nacional.
Serviços oferecidos em Martinésia durante o “Uberlândia Viva”
Saúde
– vacinação contra a dengue exclusivamente para 10 a 14 anos
– vacinação para toda população com as vacinas do calendário nacional
– ações de prevenção em saúde bucal
– ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
– citologia
– eletrocardiograma (pacientes da fila)
– ações de orientação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ):
– roedores, controle de raiva (leishmaniose) e dengue
– projeto “Guardiões do Coração”: capacitação de estudantes em atendimentos de parada cardiorrespiratória
Settran
– confecção e recarga de cartão SIT
– cartão de estacionamento do idoso (necessário levar RG e comprovante de endereço)
– atividades de Educação para o Trânsito
– informações de trânsito e transportes
Educação
– exposição de atividades dos estudantes
– Apresentações artísticas dos estudantes
Desenvolvimento Social
Cras:
• Cadastro único para benefícios socioassistenciais
• Isenção de água
Ônibus Meu Ofício:
• Design de sobrancelha
• Encaminhamento para emprego
Inscrições de cursos profissionalizantes:
– Manicure e pedicure
– Design de sobrancelha
Naica:
– Oficina de pintura facial
Apresentação dos Naica’s
Dmae
– Educação ambiental
– Plantão de atendimento (atendimento sobre contas, dúvidas)
Meio Ambiente
– Doação de mudas
Procon
– Van Procon Móvel (abertura de reclamação, esclarecimento de dúvidas sobre os direitos do consumidor)
Cultura
– Apresentação Banda Municipal
Futel
– Agita Uberlândia
Agronegócios
– Feira Novo Agro
– Feira de Produtores