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Mutirão de eletrocardiograma atende 12,8 mil pacientes em dois meses

Mesmo com quantidade acima da expectativa em pouco tempo, Secretaria Municipal de Saúde registrou taxa de absenteísmo de cerca de 40%
20 de maio de 2024

A Prefeitura de Uberlândia realizou, em dois meses de Mutirão de Eletrocardiograma, 12.821 exames. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foram chamados para o procedimento pacientes que estavam na lista de espera da Central de Regulação de pacientes com prioridade vermelha e amarela. Do início de março ao fim de abril deste ano, os atendimentos ocorreram em cinco Unidades de Atendimento Integrado (UAI) que integram a mobilização: Roosevelt, São Jorge, Martins, Planalto e Tibery.

Mesmo com uma taxa de absenteísmo (pacientes faltosos) de cerca de 40%, a ação superou em pouco tempo a expectativa inicial, de ao menos 10 mil atendimentos. O mutirão foi realizado por meio do saldo previsto no contrato firmado, após chamamento público, com a clínica especializada em exames cardiológicos Medcor. Os recursos investidos são da própria Prefeitura de Uberlândia, que também marca a consulta com o médico solicitante.

Finalizado o mutirão, neste momento, os atendimentos para realização dos exames ainda continuam para a população, em conformidade com a ordem da fila, por meio dos estabelecimentos conveniados ao Município. Paralelamente, a secretaria está trabalhando para poder viabilizar no futuro novos mutirões.

Taxa de absenteísmo

Embora a previsão inicial do mutirão fosse de atender ao menos 10 mil pessoas, a capacidade dos equipamentos instalados nas unidades de saúde possibilitou o chamamento para a realização de até 21,5 mil procedimentos durante o mutirão. Por isso, no intuito de minimizar a taxa de não comparecimento, a Secretaria Municipal de Saúde contratou uma empresa de call center para entrar em contato com os pacientes e confirmar a marcação e a presença no dia do exame.

Mesmo assim, no entanto, mais de 8 mil pessoas confirmaram e não compareceram, representando uma taxa de cerca de 40% de absenteísmo. Os pacientes que confirmaram o agendamento para este exame e não compareceram no dia agendado estão automaticamente fora da lista da Central de Regulação. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde é respaldada pelo Ministério Público.

“Todos os exames são agendados previamente para que haja uma organização da equipe. Quando um paciente não comparece à marcação, atrapalha o andamento do processo porque não temos como preencher aquela vaga de última hora”, destacou o secretário Adenilson Lima.

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