Parte da estratégia da Prefeitura de Uberlândia para evitar o avanço das síndromes respiratórias aguda grave (SRAG) e gripe, o ponto extra de vacinação, implementado pela Secretaria Municipal de Saúde no Terminal Central, vai permanecer em atendimento à população até o dia 15 de junho. O atendimento continuará a ocorrer das 8h às 17h, de segunda a sábado, no 2º piso, próximo à entrada pela avenida João Naves de Ávila.
Desde o dia 27 de maio até a última terça-feira (4), 2.908 doses de diversos imunizantes foram aplicadas, especialmente as contra os vírus Influenza e Covid-19. O trabalho reforça o atendimento oferecido rotineiramente nas 74 salas de vacina do município. Além disso, soma-se à busca ativa em escolas públicas para atualizar o cartão de vacina de estudantes e colaboradores.
As síndromes respiratórias são caracterizadas por um conjunto de sinais e sintomas que podem evoluir para quadros graves e levar a óbito. A forma mais eficaz de evitar este agravamento destas doenças é a vacinação contra o vírus influenza (gripe) e a Covid-19. Desde março, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações e estratégias para garantir que a população fique protegida. No entanto, as taxas de cobertura vacinal seguem abaixo do esperado, principalmente nos grupos mais vulneráveis.
Iniciada em março deste ano, a vacinação contra a Influenza, com imunizante que protege contra três variantes do vírus, foi ampliada para o público em geral acima dos seis meses de vida e também foi prorrogada para enquanto durarem os estoques na Rede Municipal de Saúde, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Mesmo com a liberação para toda a população, o público a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 após o parto) e crianças devem garantir o quanto antes a proteção.
Até o final de maio, 143 mil doses da vacina da gripe foram aplicadas na cidade. Entretanto, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura do público-alvo continua baixa, em 38,5%. No recorte de idosos e crianças, que são mais suscetíveis às complicações da gripe, a cobertura está 39%.
Atualização do cartão de vacina
Além de se imunizar contra a gripe, quem passa pelo Terminal Central ou salas de vacina ainda tem a oportunidade de atualizar o cartão de vacina. Excepcionalmente, devido à necessidade de reposição de estoque por parte do Ministério da Saúde, a aplicação de vacinação contra a Covid-19 está temporariamente suspensa até a chegada de novas doses.
Desde janeiro, foram aplicadas 58.348 doses da vacina bivalente contra a Covid-19. Na última semana, o órgão federal enviou cerca de 3,7 mil doses da monovalente, que passa a ser adotada na imunização, e todo o estoque também foi aplicado.