Uberlândia registrou aumento de mais de 100% no total de consumo no período de 2017 até 2024, durante as políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Uberlândia, sob gestão do prefeito Odelmo Leão, para estimular o desenvolvimento econômico e social da segunda maior cidade de Minas Gerais. O crescimento é apontado pelo Índice de Potencial de Consumo dos municípios brasileiros (IPC Maps), cujos dados da nova edição foram recém-liberados pela IPC Marketing Editora.
Conforme a pesquisa, especializada há 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo e que tem como base fontes de órgãos oficiais, entre os quais estão IBGE e Ministério do Trabalho e Emprego, a projeção para Uberlândia em 2024 é de R$ 34,189 bilhões na aquisição de produtos e serviços, como mobiliário, eletrodomésticos e alimentação, dentre outros. Dessa forma, o potencial de consumo local cresceu 100,7% nos últimos anos, uma vez que, em 2016, foi apurado o valor de R$ 17,035 bilhões de potencial.
O estudo também mostra que a segunda maior cidade de Minas Gerais subiu no ranking nacional. Em 2017, o município estava na 27ª posição. Em 2024, Uberlândia saltou para a 22ª colocação em potencial de consumo no Brasil, ficando à frente de capitais como Vitória (ES), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). Na esfera estadual, Uberlândia ocupa o segundo lugar em Minas Gerais nas últimas décadas.
“Nosso governo trabalha para fazer Uberlândia crescer de forma constante, sustentável e com especial atenção à qualidade de vida. Portanto, os trabalhadores e empreendedores da cidade têm na administração municipal uma aliada no sentido de gerar e facilitar oportunidades, melhorando a confiança do ambiente de negócios e estimulando a geração de emprego e renda”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
Destaques de Uberlândia no estudo
O IPC Maps analisa todos os 5.570 municípios do Brasil, com base em dados oficiais, por meio de recursos de geoprocessamento. No ranking, é apresentado, em números absolutos, a expectativa de desempenho do consumidor frente a 22 categorias de produtos. O trabalho ainda traça indicadores que permitem uma leitura mais ampla da economia, a exemplo das categorias de hábitos de consumo e faixa etária dos consumidores.
De acordo com a Pesquisa IPC Maps 2024, em Uberlândia, o setor de habitação lidera a lista dos cinco principais produtos de consumo, com investimentos na ordem de R$ 7,476 bilhões por parte da população. Na sequência, estão veículo próprio (R$ 4,099 bilhões), alimentação no domicílio (R$ 2,854 bilhões), alimentação fora do domicílio (R$ 2,040 bilhões) e materiais para construção (R$ 1,422 bilhão).
O estudo também mostra que, no geral, as classes socioeconômicas B e C são as principais consumidoras, concentrando, respectivamente, 43,44% e 32,74% de todo o potencial de consumo uberlandense. Juntas, as classes B e C correspondem a 76,18% do consumo da população.
Ainda de acordo com o IPC Maps 2024, 62,81% das empresas atuantes em Uberlândia atuam no setor de serviços, com destaque para os segmentos de transporte, alimentação e reparação de veículos. O comércio (19,83%) ocupa a segunda posição. Os setores da indústria (16,71%), com predominância do segmento de construção, e agribusiness (0,64%) completam a lista.
(Detalhes da pesquisa podem ser consultados clicando AQUI.)