Paratletas das equipes da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – disputam, entre esta sexta (7) e domingo (9), a 2ª Etapa Nacional Loterias Caixa de Atletismo. O evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP) com a participação de competidores de todo o país.
A Futel/Aparu/Praia Clube será representada por Wellington Fernandes, Adeido Lima, Clayton Pacheco, Lusdelia Aparecida, João Victor Leal, Kennedy Justino, Lucas Barbosa, Mauro Souza e Rafaela Divina, enquanto a Futel/Praia Clube será representada por Luís Fernando Vilarinho. Os paratletas estão acompanhados dos treinadores Leandro Garcia e Avenir Pereira Júnior, ambos profissionais de educação física da Futel.
Segundo a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa, as expectativas são positivas. “Nossos paratletas treinaram muito para essa competição e certamente alcançarão bons resultados, até porque, graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura e associações parceiras, o atletismo paralímpico de Uberlândia se tornou referência nacional e internacional”, disse.
As equipes
Estabelecidas entre as principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Aparu/Praia Clube e a Futel/Praia Clube somam importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Entre as principais de 2024 estão as 10 medalhas (2 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze) na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico 2024, em São Paulo, e as 72 medalhas (48 de ouro, 18 de prata e 6 de bronze) no Meeting Loterias Caixa de Atletismo, em Belo Horizonte.
Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com orientação de profissionais de educação física da Futel.