O Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes tem diversas linhas de atuação para combater de forma contínua o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre amarela. Para dar continuidade no trabalho de prevenção, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu novos veículos e equipamentos para ampliar a eficiência no combate ao mosquito, adicionando aos recursos do setor cinco caminhonetes e cinco modernos nebulizadores.
Os equipamentos são nebulizadores em aerossol, que serão acoplados aos veículos. Com esse método de dispersão, as partículas do produto pulverizado permanecem mais tempo em suspensão no ar. Em grandes áreas, torna-se uma estratégia com maior eficiência em comparação com outros recursos. Ao todo, foram investidos, aproximadamente, 1 milhão.
Assim como na ação do fumacê (termonebulizador), a ação com o nebulizador também ocorre em horários específicos para uma maior efetividade do adulticida e não funciona em dias chuvosos.
Combate contínuo
A proliferação do mosquito Aedes aegypti acontece durante todo o ano, com aumento nos períodos chuvosos. Por isso, o trabalho preventivo é feito de forma contínua pelo Programa de Combate. São diversas linhas de atuação e controle, como visitas domiciliares, recolhimento de pneus, visitas a pontos estratégicos, como terrenos baldios, ferros-velhos e imóveis abandonados, parceria com imobiliárias, monitoramento com ovitrampas, entre outros.
Desde 2019, o Município também possui o aplicativo UDI sem Dengue, que permite uma comunicação mais rápida e eficaz com a população. A população pode contribuir na prevenção à doença desde o momento em que recebe agentes do Centro de Zoonoses nas residências, até quando evita água parada em recipientes, como em vasos de plantas e garrafas, por exemplo.