Dando sequência às ações da 14ª Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Uberlândia, o Zoológico Municipal foi palco das atividades de encerramento neste sábado (8). A programação elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade abordou a importância da preservação ambiental e a utilização consciente dos recursos naturais.
Dentre as atividades propostas para o encerramento da Semana do Meio Ambiente que aconteceram no Zoológico estavam as oficinas de educação ambiental com Jogo da Memória das Zoonoses, o laboratório de Microscopia (uma estação onde os visitantes podem observar amostras de patógenos e tecidos animais ao microscópio), os estandes da Polícia Ambiental, com exposição de animais taxidermizados do bioma cerrado, e dos programas de controle da Unidade de Vigilância em Zoonoses, com orientações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti e animais peçonhentos. A gambá-de-orelhas pretas Mortadela, recentemente acolhida no local, também esteve presente.
Além das atividades no Zoológico, foi realizada a Mostra Pedagógica de Educação Ambiental 2024 em todas as escolas da rede municipal. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos professores e alunos com foco nos temas abordados dentro do contexto da educação ambiental.
Semana do Meio Ambiente
Com o tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, a 14ª Semana do Meio Ambiente começou no dia 5 de junho e contou com mesas-redondas, oficinas, apresentações, entre outras atrações. As atividades foram desenvolvidas no Centro Administrativo Municipal, nos parques municipais Victório Siquierolli e Santa Luzia, Zoológico Municipal e também em escolas municipais.
Temas como a “Arborização Urbana: Um Desafio para Cidades Inteligentes” e a “Recuperação de Áreas Degradadas – O Pó De Basalto como Recurso Sustentável na Conservação do Solo” foram debatidos durante a programação. Além disso, também foi anunciado pelo prefeito Odelmo Leão o lançamento do Plano de Arborização Urbana.
Com o plano, foi aberta a consulta pública sobre a proposta, visando transparência e participação popular. O plano é um instrumento com objetivo de cumprir regras ambientais, a partir de decisões técnicas sobre aspectos relacionados à arborização urbana, articulando fatores fisiográficos, arquitetônicos, climáticos e culturais da cidade.
A consulta pública está disponível feita via formulário no Portal da Prefeitura. Serão aceitas participações até o dia 5 de julho de 2024. Após o prazo, haverá revisão da proposta e encaminhamento para aprovação junto ao Legislativo. Desenvolvido por equipe técnica da Secretaria, a proposta é que o Plano Municipal de Arborização Urbana vigore por prazo indeterminado e conte com atualizações a cada cinco anos.