A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realizou, neste sábado (8) no Centro de Iniciação ao esporte (CIE), o Festival Interno de Bocha e Parabadminton. O evento reuniu alunos e paratletas da Futel e das entidades parceiras Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU).
No parabdminton, aconteceram jogos de simples e duplas e na bocha também foram realizados partidas individuais e de pares. No fim do evento, todos os paratletas receberam medalhas de participação.
“Os festivais internos aproximam os paratletas e os deixam ainda mais envolvidos com a prática esportiva. Durante todo ano, realizamos festivais nas modalidades de natação, atletismo, halterofilismo e ainda, como o deste sábado, com os paratletas da bocha e do parabdminton. Os festivais também contam com um grande envolvimento das famílias dos paratletas”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Para Cejane Aires, mãe da paratleta da bocha Luiza Aires, os festivais são necessários. “Com certeza contribui muito para a autoestima, a confiança e a socialização entre as crianças e jovens. O trabalho de inclusão que a Prefeitura de Uberlândia faz em conjunto com a Futel é de grande importância. Aqui os paratletas se sentem verdadeiramente inclusos”, disse.
As aulas e os treinos de bocha paralímpica e parabadminton são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, no CIE, de segunda a sexta-feira. No total, são atendidos mais de 60 crianças, adolescentes e adultos na iniciação esportiva e no alto rendimento.