Com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), chegou ao fim, neste domingo (23), no Estádio Airton Borges, o 20º Campeonato de Congados de Uberlândia. Diante de um público de mais de 3 mil pessoas, o Grupo Verde-Branco venceu o Catupé Dona Zulmira pelo placar de 1 a 0, com gol de Rodnei, aos 14 minutos do segundo tempo, e assim, conquistou o título da competição. Na partida preliminar, o Grupo Angola garantiu o troféu de terceiro lugar ao derrotar o Martins por 5 a 1.
O troféu de artilheiro do campeonato ficou com o atacante Santiago, do Grupo Angola, autor de 8 gols. Já o Verde-Branco teve a defesa menos vazada, com apenas 5 gols sofridos. Ainda foi premiada a torcida do Verde-Branco, como a mais animada em toda a competição.
Para a realização do campeonato este ano, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, fez repasse de R$ 20 mil para pagamento de arbitragem, além da cessão de campos para a realização dos jogos, inclusive o Estádio Airton Borges, que recebeu a grande decisão.

“O congado tem uma importância histórica para a cultura de Uberlândia e este campeonato já é uma tradição na cidade. A Prefeitura de Uberlândia, mais uma vez, deu total apoio à competição e, neste ano, como forma de proporcionar mais conforto e segurança às equipes e aos torcedores, oferecemos o Estádio Airton Borges para a realização da final. As torcidas das equipes compareceram em grande número e fizeram uma festa muito bonita”, disse Edson Zanatta, diretor geral da Futel.
Confira a premiação!
Campeão: Grupo Verde-Branco
Vice-campeão: Catupé Dona Zulmira
3º lugar: Grupo Angola
Artilheiro: Santiago (Grupo Angola) com 8 gols
Defesa menos vazada: Grupo Verde-Branco com 5 gols sofridos
Torcida mais animada: Grupo Verde-Branco