Reforçando o compromisso com a transparência e a eficiência na administração pública e avançando no trabalho de fortalecimento da política pública local de governança e compliance, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Controladoria-Geral do Município de Uberlândia, aderiu à ferramenta de inteligência artificial Alice. Movida por tecnologias de inteligência artificial (IA) e mineração de dados, a plataforma é gratuita e projetada para realizar análise abrangente e automática dos editais de licitação, identificando possíveis inconsistências ou irregularidades.
Ao detectar situações de risco nas contratações do Município, o sistema emitirá alertas imediatos à equipe da Auditoria-Geral, que conduzirá a análise preliminar e, se necessário, atuará, de forma preventiva e estratégica, para que as medidas para correção sejam implementadas. Na primeira semana de recebimento das análises do sistema pela Controladoria-Geral do Município de Uberlândia, em três dias (18 a 20 de junho), foram analisados aproximadamente R$ 10 milhões em processos em licitação e adjudicados, sem alertas de irregularidades ou indícios de irregularidades.
Com a utilização da plataforma Alice, a Controladoria-Geral do Município de Uberlândia visa, além da mitigação dos riscos nas contratações públicas e, consequentemente, melhorias na aplicação dos recursos públicos, fortalecer a fiscalização e prevenção de irregularidades em processos licitatórios. Também tem o objetivo de reforçar o papel enquanto órgão indutor das boas práticas de governança.
Desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a ferramenta Alice atualmente é utilizada por mais de 550 instituições das esferas federal, estadual e municipal, integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.