As equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube – tiveram 6 paratletas, 2 treinadores e 1 assistente esportivo convocados para a principal competição mundial de paradesporto: os Jogos Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro. O anúncio foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em live transmitida na tarde desta quinta-feira (11). Esse é o maior número de paratletas da Prefeitura convocados para os Jogos Paralímpicos em toda a história.
No halterofilismo, os convocados foram os paratletas da Futel/CDDU/Praia Clube, Lara Lima, Tayana Medeiros, Caroline Fernandes e Mateus Silva, além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel. Na bocha, foram convocados o paratleta Mateus Carvalho, o assistente esportivo Oscar Carvalho (ambos da Futel/CDDU/Praia Clube) e o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel e integrante da equipe Futel/Aparu/Praia Clube. Já no atletismo, o convocado foi Rodrigo Parreira, da Futel/Praia Clube.
“Nos últimos anos, os resultados alcançados pelos paratletas nacional e internacionalmente têm sido cada vez mais expressivos, o que tem relação direta com as políticas públicas municipais, focadas em proporcionar aos paratletas as condições ideais para treinar e participar de competições. Além de fornecer treinadores e fazer repasses às associações parceiras, a Prefeitura oferece excelentes estruturas para que os paratletas treinem, tendo, inclusive, assumido, em 2022, a estrutura esportiva do Sesi Gravatás, com diversos espaços voltados ao paradesporto, como a academia de halterofilismo e a pista de atletismo”, ressaltou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.