O Dia Nacional do Produtor de Leite, comemorado nesta sexta-feira (12), foi celebrado pela Prefeitura de Uberlândia com um evento no Sítio do Pica-Pau, na MGC-455, estrada para o distrito de Miraporanga. Como atividade do programa municipal “Mais Leite”, nove vacas foram inseminadas artificialmente. Ao todo serão 200 animais, de 16 produtores, que ficarão prenhezes pelo processo durante os próximos meses. Essa foi mais uma forma da administração municipal valorizar os produtores rurais, incentivar o consumo de laticínios e fomentar a cadeia produtiva. A primeira-dama e deputada federal, Ana Paula Junqueira Leão, esteve presente, representando o prefeito Odelmo Leão.
A iniciativa é mais uma etapa do “Mais Leite”, da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI). O programa consiste em uma política pública municipal, desenvolvido para oferecer orientações técnicas, produtivas, financeiras e de comercialização a produtores da agricultura familiar no município.
“A administração municipal segue atenta e colaborando com os produtores rurais, incentivando processos que garantem mais qualidade de vida e melhor produção e geração de renda”, garantiu o secretário municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Luiz Eduardo da Cunha Peppe.
As inseminações artificiais também são executadas em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), responsável pelo “Mais Pecuária Brasil”. o programa conta com o fomento da presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, que destinou recursos para atendimento de Uberlândia e mais oito cidades mineiras.
A produtora rural e proprietária do sítio Pica-Pau, Maria Joaquina de Paula Borges, comemorou a iniciativa. “Isso é importante para melhorar a qualidade do rebanho e a produção. É a primeira vez que minha propriedade recebe esse tipo de benefício e estou muito feliz”, disse.
Celebrado anualmente no dia 12 de julho e instituído nacionalmente por meio da Lei nº 14.870 de 28 de maio de 2024, o Dia Nacional do Produtor de Leite tem o objetivo de valorizar o produtor de leite, bem como incentivar o consumo de leite e seus derivados. Em Uberlândia, além de oferecer acesso aos produtores a tecnologias avançadas de melhoramento genético dos rebanhos como a inseminação artificial, o evento também destacou a participação e dedicação dos integrantes dos programas municipais “Mais Leite”.
Programas “Mais Leite” e “Bem Mais Agro”
Para orientar os produtores da agricultura familiar no aumento da eficiência na produção e geração de renda, o programa “Mais Leite” foi elaborado pelo Município como parte do Pilar Pecuária Leiteira do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro. A capacitação conta com quatro módulos: “Gestão Financeira”, “Sanidade e Boas Práticas Agropecuárias”, “Manejo Nutricional” e “Manejo Reprodutivo”.
O programa contempla oito meses de formação e assistência técnica oferecidas aos produtores. Inicialmente, foram selecionados 20 participantes, por meio de chamamento público. O “Mais Leite” conta com cinco parceiros: Sindicato Rural de Uberlândia, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Também realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, e destinado a pequenos produtores rurais, o “Bem Mais Agro” oferta insumos, como calcário, gesso e basalto, análises de solo e assistência técnica aos participantes do programa, que foram selecionados por chamamento público.