Para que as futuras mamães atendidas pela rede pública de saúde fiquem mais seguras e tranquilas em relação ao momento do parto e com os cuidados com recém-nascido, a Secretaria Municipal de Uberlândia desenvolve com as gestantes que fazem o pré-natal um trabalho de amparo, informação e estímulo ao parto normal. A iniciativa faz parte do Programa Mãe Uberlândia e já contribuiu, nos últimos sete anos, para que 51% dos partos realizados na unidade sejam naturais, além da reduzir a taxa de mortalidade materna (TMM), que, na cidade, ficou em 12,14 para cada 100 mil nascidos em 2023, enquanto a taxa nacional é 59/100 mil.
Inaugurada em maio de 2011, a Maternidade do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro já registra mais de 21 mil nascimentos. Com as ações do programa Mãe Uberlândia, desenvolvido pela gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Maternidade com as gestantes que fazem o pré-natal na Rede Municipal de Saúde, o número de parto via cesárea está menor a cada ano.
Em 2011, 72% dos partos que ocorreram na Maternidade eram por cesáreas. Após um trabalho de conscientização feito pelos profissionais do Município, o registro de partos com intervenção cirúrgica nos últimos anos tem ficado abaixo dos 50%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se tudo estiver bem com mãe e com a criança, o parto normal é um processo fisiológico que requer pouca intervenção médica. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha constantemente a humanização do parto desde a primeira consulta nas unidades de saúde até o dia do nascimento do bebê. E uma das atividades que fazem parte do Programa Mãe Uberlândia é a visita à Maternidade do Hospital Municipal, que acontece toda terças-feiras.

Assistidas por um profissional da rede e uma enfermeira do setor de obstetrícia do Hospital Municipal, as gestantes e os acompanhantes conhecem todos os locais, como as salas de pré-parto e cirúrgica, a UTI neonatal e o leito de internação, além de terem mais informações sobre o parto normal.
Mãe Uberlândia
Criado em 2008 na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão, o Programa Mãe Uberlândia é uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia que busca garantir o acesso ao pré-natal, à humanização do parto, à consulta puerperal precoce para prevenção de agravos, ao incentivo ao aleitamento materno e ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Além destas ações, também estimula a participação das gestantes nas consultas, a realização dos exames necessários e a entrega da Bolsa do Programa Mãe Uberlândia.

A Bolsa Mãe Uberlândia é entregue a toda gestante, a partir da 30ª semana de gestação, que, necessariamente, tenha participado de pelo menos sete consultas de pré-natal e no mínimo de três oficinas sobre a importância do pré-natal, parto e puerpério que tenha realizado as sorologias contempladas no Protocolo de Saúde da Mulher e, concluído o tratamento de sífilis, quando for o caso, juntamente com o tratamento do parceiro.
Retomado em 2018, o Programa já totalizou a entrega de 11 mil bolsas do Mãe Uberlândia com produtos que facilitam a maternidade. A bolsa maternidade contém body de manga comprida, toalha de banho, toalha de boca, manta, álcool hidratado, entre outros itens necessários para os primeiros cuidados com o bebê.