O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), os representantes de equipes da Prefeitura de Uberlândia que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. As equipes são formadas por meio de parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube. O encontro ocorreu no gabinete do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença da deputada federal e primeira-dama do município, Ana Paula Junqueira Leão, o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, e representantes dos parceiros.
“Esse é o maior número de paratletas da Prefeitura convocados para os Jogos Paralímpicos em toda a história. Quando, lá no início do meu primeiro mandato, em 2005, criamos o Departamento de Paradesporto da Futel, tínhamos o objetivo de oferecer condições adequadas para a prática de esportes, seja por lazer ou para competição, a pessoas com deficiência. Hoje, temos paratletas de nível internacional, que nos orgulham dentro e fora de casa. Desejo boa sorte a todos e torço para que levem a bandeira do nosso país ao pódio”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
No halterofilismo, os convocados foram os paratletas da Futel/CDDU/Praia Clube Lara Lima, Tayana Medeiros, Caroline Fernandes e Mateus Silva, além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel. Na bocha, foram convocados o paratleta Mateus Carvalho, o assistente esportivo Oscar Carvalho (ambos da Futel/CDDU/Praia Clube) e o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel e integrante da equipe Futel/Aparu/Praia Clube. Já no atletismo, o convocado foi Rodrigo Parreira, da Futel/Praia Clube.
A halterofilista Tayana Medeiros falou sobre a visita e sobre suas expectativas em relação aos Jogos Paralímpicos de Paris, competição que será disputada entre 28 de agosto e 8 de setembro. “Agradeço ao prefeito Odelmo Leão por nos receber e à Prefeitura de Uberlândia por nos dar todo o apoio necessário para competirmos em alto rendimento, sempre em busca dos melhores resultados”, completou.
Histórico de sucesso
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no paradesporto começou em 2005, na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão, quando foi criado Departamento de Paradesporto da Futel. Logo em seguida, a Prefeitura passou a oferecer as modalidades paralímpicas de atletismo, natação, basquete em cadeiras de rodas e goalball, atendendo a 35 pessoas. Hoje, a Futel, junto às associações parceiras, atende a 297 paratletas nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. As atividades são desenvolvidas no Sesi Gravatás e no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com acompanhamento de profissionais de educação física da fundação.
Nos últimos anos, os paratletas conquistaram medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais, com destaque para a prata de Rodrigo Parreira no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (2023); o ouro (pares) e o bronze (individual) de Mateus Carvalho na bocha nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019); o ouro da halterofilista Tayana Medeiros nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (2023) e 4 ouros da halterofilista Lara Lima no Parapan de Santiago (2023), sendo 3 na categoria “Junior” e 1 no “Adulto”.