Em mais uma ação para ampliar as oportunidades oferecidas à população para colocar em dia o cartão de vacina, a Prefeitura de Uberlândia vai realizar, neste sábado (27) e domingo (28), um mutirão de multivacinação. Dentre os imunizantes que serão aplicados estão a 2ª dose da vacina contra a dengue, para a qual o público-alvo de 10 a 14 anos imunizado em abril deve agendar horário pelo Portal da Prefeitura (clique aqui), e as vacinas contra a poliomielite (dose de rotina e faltosos da campanha com menos de um ano de vida), HPV (para jovens de 9 a 19 nunca imunizados) e Covid-19 e Influenza (ambas para gestantes e puérperas).
A vacinação ocorrerá por meio da Secretaria Municipal de Saúde em 14 unidades de saúde da Rede Municipal, inclusive no Terminal Central. São elas: UAIs Luizote, Martins, Pampulha, Planalto e Tibery, UBS Brasil e Roosevelt e UBSFs Pequis, São Jorge II, Brasília II, Morumbi I, Joana D’arc e Shopping Park I. O atendimento será oferecido nos dois dias das 8h às 17h.
A iniciativa complementa outras ações organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde neste ano, como abertura de ponto extra de vacina do Terminal Central, busca ativa nas escolas e a visita domiciliar para atender crianças com menos de um ano que ainda estão desprotegidas contra a poliomielite e foram identificadas por meio do mapa de calor desenvolvido pela pasta.
Confira a seguir, os imunizantes em destaque no mutirão do fim de semana e qual o público para cada uma delas:
– Dengue: aplicação da segunda dose da vacina nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que receberam a primeira dose do imunizante em abril. Para este público, o agendamento está disponível no Portal da Prefeitura. Acesse clicando aqui.
– Poliomielite: fazendo a aplicação de rotina para atualização do cartão de vacina e complementando a busca ativa de crianças com menos de um ano identificadas pelo mapa de calor da Secretaria Municipal de Saúde como faltosas na última campanha ou que não tomaram nenhuma dose do imunizante.
– Covid-19 e Influenza: gestantes e puérperas (40 dias pós-parto).
– HPV: faixa etária de 9 a 19 anos que nunca tomaram vacina.