A primeira edição “Uberlândia Viva” em celebração aos 136 anos da cidade aconteceu neste domingo (4). Dezenas de serviços públicos e atrações culturais e de lazer foram levadas pela Prefeitura para a praça Doutor Bolívar Carneiro. Pela manhã, a população do setor Oeste teve a oportunidade de participar de atividades como aula de mix dance do “Agita Uberlândia”, Feira Nova Agro, ações preventivas de saúde e prestação de serviços, como renovação de estacionamento do idoso, vacinação, recarga e confecção do cartão do Sistema Integrado de Transporte (SIT) e cadastro em cursos profissionalizantes. Houve ainda o suporte do Consultório Móvel, que entrou em operação durante o evento.
Com o compromisso de ampliar e garantir o acesso da população ao serviço de saúde com cada vez mais qualidade e eficiência, a Prefeitura de Uberlândia passa a disponibilizar um Consultório Móvel para oferecer atendimentos médicos itinerantes à população geral. Viabilizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), que administra a Central de Ambulâncias, é o primeiro veículo do Município cuja finalidade principal é permitir a realização de consultas ao público geral.
O veículo foi dotado de equipamentos para auxiliar nos atendimentos de atenção primária, como vacinação, troca de receituário e clínica geral. Na unidade há divã clínico fixo, pia para lavagem de mãos, cadeira, mesa, ar-condicionado, além de itens obrigatórios de segurança como extintor de incêndio.
O “Uberlândia Viva” contou com equipes das secretarias municipais, da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O evento se juntou a outras ações da Prefeitura realizadas neste fim de semana pelo mês de aniversário de Uberlândia.
‘Mercado de Pulgas’ e ‘Palco Livre’
No primeiro fim de semana de agosto, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ainda promoveu outros dois eventos: o “Palco Livre” e o “Mercado de Pulgas”. Reunindo diversas atrações artísticas com a participação direta da população, o “Palco Livre” aconteceu neste sábado (3) na praça Tubal Vilela com 13 horas de duração. Nesta edição, batizada de “Meia Virada Cultural”, foram realizadas exposições paralelas na Casa da Cultura, Oficina Cultural, Museu Municipal e Museu Anexo, que ficaram abertos à visitação.
Já neste domingo, a população também conferiu a tradicional feira de antiguidades e colecionismo organizada no Espaço Cultural do Mercado Municipal. A segunda edição de 2024 do “Mercado de Pulgas” teve a presença de dezenas de expositores.