Com o objetivo de melhorar ainda mais o diagnóstico e o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta sexta-feira (9), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA). Com a ampliação, o CR-TEA passará a contar com jardim sensorial, espaço para atendimento da fisioterapia e mais salas para atendimento. Orçada em R$ 1,1 milhão, a estimativa é que a obra seja concluída em nove meses. O espaço, primeiro em Minas Gerais a atender via Sistema Único de Saúde (SUS), funciona anexo ao Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos, no bairro Pacaembu. Entre as autoridades presentes, a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
Os novos espaços contribuirão com melhorias nos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e aquisição de habilidades. O jardim sensorial permitirá que as crianças processem melhor as informações sensoriais do ambiente. Nessa abordagem terapêutica, as pessoas com TEA são expostas a uma variedade de estímulos de maneira gradual. O espaço terá mais de 1.300 metros quadrados e recursos a serem utilizados de acordo com as necessidades individuais.
Na sala de fisioterapia, com área de 92 metros quadrados e equipamentos adequados, será possível realizar tratamentos voltados à coordenação motora e estimulação sensorial.
Mais de 1.400 pacientes já foram atendidos desde a inauguração em 2022
Inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em abril de 2022, o CR-TEA já atendeu 1.479 pacientes e, atualmente, cerca de 230 crianças são acompanhadas por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais. O espaço foi construído com recursos financeiros municipais e se tornou o primeiro no estado a atender via SUS. Atualmente, é administrado pela Organização Social (OS) Missão Sal da Terra.
O CR-TEA já conta com nove consultórios para diversos atendimentos, salas para diagnósticos, fraldário e cozinha terapêutica, entre outros. As unidades básicas de saúde da atenção primária são a porta de entrada para os atendimentos e as avaliações dos pacientes são feitas por uma equipe multidisciplinar após triagem.
Centro de Internação Pediátrico
O CR-TEA funciona anexo ao Centro de Internação Pediátrico, que realiza internação de crianças com idade acima de 28 dias até 12 anos incompletos, atendendo de casos leves até moderados. Também inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão em janeiro de 2021, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e pedagogos.