O prefeito Odelmo Leão participou, na manhã desta quinta-feira (15), da recepção às campeãs olímpicas do vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia. A dupla, que compete pelo Praia Clube, conquistou o primeiro ouro olímpico da história de Uberlândia, que chegou justamente no mês de celebração dos 136 anos da cidade. Assim que concluíram a viagem de retorno de Paris, na França, as atletas se dirigiram ao clube.
“Duda e Ana Patrícia colocaram seus nomes na história das Olimpíadas e ainda trouxeram um feito inédito para a nossa cidade. É um verdadeiro presente de aniversário para Uberlândia, assim como a conquista da Macris e Natinha, bronze no vôlei de quadra, que devem voltar à cidade nos próximos dias. Lembro que lá em 2022, logo após o Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, pudemos contar com a experiência da Duda e da Ana Patrícia em um evento gratuito realizado no Parque do Sabiá para falar do esporte à população. Logo depois, inspirados nelas, criamos a escolinha de vôlei de praia, que hoje atende 77 crianças e adolescentes. Saibam que o trabalho de vocês está motivando e mudando a vida de muitas pessoas”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Forças somadas
Nos últimos anos, a Prefeitura de Uberlândia e o Praia Clube têm somado forças. No esporte olímpico, foram criadas as equipes de alto rendimento nas modalidades de judô, ginástica artística e atletismo – essa última também em parceria com o Exército Brasileiro. Desde então, as três equipes têm se sobressaído em competições regionais, estaduais e nacionais, com a conquista de medalhas e títulos.
Inclusive, no atletismo, a equipe Futel/Praia Clube/Exército teve 6 representantes nas Olimpíadas de Paris: Ana Caroline (arremesso do peso), Eduardo Rodrigues (110 metros com barreiras), José Fernando Ferreira (decatlo), Juliana Campos (salto com vara), Luiz Maurício (lançamento do dardo) e Viviane Lyra (marcha atlética).
Presença confirmada nas Paralimpíadas
Já no paradesporto, as equipes formadas por parcerias entre Futel, Praia Clube, Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) são referências mundiais nas modalidades de atletismo, bocha e halterofilismo. Neste ano, as equipes tiveram seis paratletas, dois treinadores e um assistente esportivo convocados para os Jogos Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro. Esse é o maior número de paratletas da Prefeitura convocados para os Jogos Paralímpicos em toda a história.
No halterofilismo, os convocados foram os paratletas da Futel/CDDU/Praia Clube, Lara Lima, Tayana Medeiros, Caroline Fernandes e Mateus Silva, além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel. Na bocha, foram convocados o paratleta Mateus Carvalho, o assistente esportivo Oscar Carvalho (ambos da Futel/CDDU/Praia Clube) e o treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel e integrante da equipe Futel/Aparu/Praia Clube. Já no atletismo, o convocado foi Rodrigo Parreira, da Futel/Praia Clube.