Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta semana, mais um ciclo de visitas de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Também integram a comitiva integrantes do Estado do Ceará, do projeto do Ministério da Saúde em telessaúde para a região Nordeste do Brasil, o TeleNordeste, Hospital Sírio Libanês, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde e dos hospitais paulistas Sírio Libanês, AC Camargo e Beneficência Portuguesa. O objetivo é que a cidade partilhe bons exemplos em administração e gestão da saúde.
Os encontros foram iniciados nesta segunda (19) com uma reunião com o secretário municipal de Saúde de Uberlândia, Adenilson Lima e Silva, e a diretora de Redes de Atenção à Saúde, Karina Kelly Oliveira, pela manhã. As visitas seguem até sexta-feira (23) em unidades de saúde municipais.
Referência para outros municípios na Atenção Primária, Uberlândia desenvolve, desde 2017, a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. Nesta segunda-feira, esse modelo foi apresentado na Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) Santa Luzia e os visitantes também estiveram na UBSF Glória.
“Estamos vendo uma harmonia, uma sincronicidade, uma facilitação do processo da assistência à saúde. Estamos conhecendo essa experiência de Uberlândia como potencializadora para articular melhor a promoção da saúde e a atenção primária da saúde”, afirmou a consultora do Conass Mércia Carvalho.