Às vésperas da 60ª edição da exposição agropecuária Camaru, a Prefeitura de Uberlândia participou, junto ao Sindicato Rural, da apresentação oficial à imprensa da programação que terá início na próxima semana. Presente ao evento, realizado na manhã desta terça-feira (20), o secretário municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), Luiz Eduardo Cunha Peppe, falou sobre os espaços desenvolvidos pelo Município e que estarão abertos à população, dentro do Parque de Exposições do Camaru, a partir do dia 30 de agosto: a Fazendinha e o Agrolab.
Parceira do Sindicato no Camaru 2024, a Prefeitura organizou diversas atividades e informações ligadas ao desenvolvimento rural. Entre os temas em destaque neste ano estão ações trabalhadas por meio da SMAEI nos últimos quatro anos, como o cultivo de grandes culturas anuais, agricultura familiar, aquaponia, produção leiteira com adoção de tecnologia no campo e a apresentação de mini animais. Desde o final de julho, escolas (tanto públicas quanto privadas) e instituições assistenciais puderam fazer o agendamento da visita guiada, com duração de 30 minutos, para 30 de agosto e entre os dias 2 e 6 de setembro, das 8h às 17h.
A Fazendinha Camaru terá uma área de 15 mil m² onde os visitantes terão acesso às informações sobre a cadeia produtiva das grandes culturas, a bovinocultura de leite, pecuária, hortaliças, agrofloresta, aquaponia e lavouras de girassol, milho, milheto, pastagem e algodão cultivadas no local, destacando o uso do pó de basalto como remineralizador de solo e a preservação do meio ambiente.
Outra atração é o Agrolab, ambiente lúdico e prático projetado com a exposição de uma maquete que representa a cadeia produtiva das grandes culturas anuais e a cadeira produtiva do leite, demonstrando informações sobre o emprego da tecnologia a favor da produtividade. Os visitantes encontrarão ainda canetas 3D para ação recreativa e espaços cultivados com hortaliças, árvores frutíferas e de sombreamento, além de culturas sazonais, como girassol, milho, milheto, pastagem e algodão.
Na realização da Fazendinha, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação conta com a participação do Instituto Alexa, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Saúde (por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses), Universidade Federal de Uberlândia e Unipac, que apresentarão conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente.