Centro Colaborador do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta semana, mais um ciclo de capacitação sobre cuidados paliativos, que englobam práticas que objetivam proporcionar qualidade de vida a pacientes fora das possibilidades terapêuticas. Dessa vez, o tema se volta para os macroprocessos na atenção primária.
Em parceria com o Conass, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na tarde desta quinta-feira (22), um aulão para médicos da Rede Municipal de Saúde que atuam tanto na Atenção Primária quanto na Atenção Especializada e Atenção Hospitalar. O encontro teve duração de 4 horas no auditório do Centro Administrativo Municipal e destacou a abrangência da abordagem paliativa no contato com pacientes, familiares, cuidadores e comunidade.
Paralelamente, a Secretaria também conduz oficinas tutoriais voltadas a enfermeiros e gerentes das unidades básicas de saúde. O primeiro treinamento ocorreu nesta quarta-feira (21) no Parque Siquierolli e termina nesta sexta-feira (23). O objetivo é que os profissionais possam replicar o aprendizado nas suas unidades de referência.