A Prefeitura de Uberlândia atua em diversas frentes para garantir que a população tenha acesso às vacinas disponibilizadas gratuitamente na Rede Municipal de Saúde. Entre as estratégias adotadas está o mapa de calor, que auxilia as equipes do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, na busca ativa de faltosos. Neste momento, o rastreamento se concentra no público que precisa colocar em dia a imunização contra a coqueluche, uma infecção respiratória bacteriana, ou “tosse comprida”, que pode levar à morte. Desde o início de agosto, mais de 200 pessoas que estavam com alguma dose em atraso foram identificadas e vacinadas em decorrência desse trabalho.
Dos cerca de 3.567 faltosos identificados até 1º de agosto, 3.338 constam com pendências, até esta quarta-feira (21), para completar o esquema vacinal contra a coqueluche, composto por três doses da pentavalente para crianças com menos de 6 anos e a tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa) para gestantes a partir da 20ª semana e puérperas, incluindo reforço. A busca ativa por meio do mapa de calor acompanha as diretrizes da nota técnica n° 70/2024 do Ministério da Saúde e integra as ações preventivas do Município. Em 2023, a cobertura com a pentavalente ficou em 88,85% e a com a dTpa, em 87,82%.
A partir do mapa de calor, é feita a identificação dos locais com maior concentração de pessoas sem as doses para que as equipes das unidades de saúde agendem a visita domiciliar e atualização do cartão de vacina. Essa avaliação aponta que, atualmente, a maior concentração de faltosos está em bairro como principalmente nos bairros Tubalina e quartel , Roosevelt, Luizote, Jardim Holanda e Jardim Europa.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os dois imunizantes que previnem contra a coqueluche e outras doenças também estão à disposição da população, de segunda a sexta-feira, nas 74 salas de vacina do município e no Terminal Central. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as salas funcionam das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, ocorrerá das 8h às 21h. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h30, e, nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, o atendimento será das 8h às 21h. Confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura.