O Comitê BIM Uberlândia, setor da Prefeitura de Uberlândia focado na implementação da metodologia “Building Information Modeling” (BIM – em tradução livre: Modelagem de Informação da Construção), promoveu um encontro de engenheiros e arquitetos, na noite desta segunda-feira (26), para tratar dos estudos e avanço das cidades nessa plataforma. A reunião aconteceu na sede da unidade local do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), no bairro Santa Mônica, e teve como parceiros a empresa Hello BIM, consultoria contratada pelo Município, e a Associação dos Engenheiros de Uberlândia (Asseng-MG).
Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a metodologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas e serviços de engenharia, com uma estrutura de trabalho moderna e inovadora, que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras. Dessa forma, é possível tornar os projetos mais eficientes, ajudando a criar espaços públicos mais inteligentes, resilientes e acessíveis.
O Comitê Gestor de Monitoramento e Utilização da plataforma foi criado há um ano. Em abril deste ano, o prefeito Odelmo Leão lançou o Plano Municipal de Implantação e Capacitação na metodologia BIM. Em julho, a Prefeitura inaugurou uma estrutura própria para esse setor: o Laboratório BIM, que é formado por equipamentos e programas necessários para o desenvolvimento de templates (modelos virtuais) que
Além de proporcionar maior transparência nos processos licitatórios e precisão no planejamento, a BIM também amplia a confiabilidade de cronogramas e orçamentos, auxilia na redução de resíduos sólidos da construção civil, de custos e prazos para conclusão e colabora com a sustentabilidade, melhoria da transparência e ganhos de produtividade e qualidade nas obras públicas.