A primeira etapa da 40ª Campanha de Vacinação Antirrábica continua em Uberlândia. Neste sábado (31), a partir das 8h, os agentes do Programa Municipal de Controle da Raiva estarão na região do bairro Vila Marielza e do assentamento Fidel Castro para vacinar, casa a casa, cães e gatos contra a raiva. Desde 5 de agosto, quando começou a mobilização, foram vacinados 9.288 animais.
Além das ações pontuais aos finais de semana, as equipes ainda percorrem, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, toda a zona rural de Uberlândia. Esta primeira fase se encerra no dia 6 de setembro.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais, como cães e gatos infectados, por isso a imunização é essencial para que a cidade siga sem registros da doença. Desta forma, é de suma importância que a população da região rural colabore permitindo o acesso dos agentes às fazendas. Os profissionais estão devidamente uniformizados e identificados por meio de crachá.
Devem receber a antirrábica cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. Neste caso, devem ser encaminhados à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) após o desmame ou quando estiverem sadios.
Combate à raiva
As ações do Programa Municipal de Controle da Raiva ocorrem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação na UVZ – um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.
Embora o município apresente uma realidade positiva, a participação da comunidade é essencial para manter os índices atuais. A doença não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico com brevidade após ser mordido por algum cão ou gato infectado.