A Fazendinha Camaru e o Agrolab, organizados pela Prefeitura de Uberlândia junto a parceiros, já estão abertos à visitação. Os espaços foram montados no parque de exposições da 60ª edição do Camaru 2024 e contam com diversas atividades e informações ligadas ao desenvolvimento rural.
Durante os dias úteis, das 8h às 17h, a expectativa é que quase 7 mil estudantes, de mais de 70 escolas, passem pela Fazendinha e Agrolab em visitas agendadas. Nos dias 31 de agosto e 7 de setembro, a visitação fica aberta ao público em geral das 8h às 12h. No dia 1º de setembro, o público também pode visitar os espaços entre 8h e 17h. O acesso é pela portaria do Camaru, na avenida Geraldo Abrão, s/n, bairro Pampulha.
Para receber o público com atividades que retratam os trabalhos do município nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) organizou diversas atrações, como cultivo de grandes culturas anuais, agricultura familiar, aquaponia, produção leiteira com adoção de tecnologia no campo e apresentação de mini animais.
Na Fazendinha Camaru, abrigada em uma área de 15 mil m², os visitantes têm acesso a informações sobre a cadeia produtiva das grandes culturas anuais, bovinocultura de leite, pecuária, hortaliças, agrofloresta, aquaponia e lavouras de girassol, milho, milheto, pastagem e algodão cultivadas no local. Um dos destaques é a demonstração do uso do pó de basalto na remineralização do solo e preservação do meio ambiente.
Já no Agrolab é possível conhecer um ambiente lúdico e prático com exposição de maquete representando as cadeias produtivas leiteira e de grandes culturas anuais, com demonstrações e informações sobre o emprego da tecnologia a favor da produtividade. O público também encontra canetas 3D para ação recreativa e espaços cultivados com hortaliças, árvores frutíferas e de sombreamento, além das demonstrações de culturas sazonais, como girassol, milho, milheto, pastagem e algodão.
Na realização de todo o projeto, a SMAEI conta com a participação do Instituto Alexa, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Saúde (por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses), além da Universidade Federal de Uberlândia e Unipac, que apresentam conceitos sobre a importância da preservação do meio ambiente.