A Prefeitura de Uberlândia vai disponibilizar novidades no Parque do Sabiá a partir deste domingo (1º). Na abertura do mês de setembro, o espaço, que é um dos principais cartões postais da cidade, passará a contar com novos pedalinhos, novo embarcadouro e oferta de rede de internet por wi-fi gratuita. Enquanto os equipamentos foram adquiridos com apoio de emenda parlamentar, o acesso à internet será viabilizado por meio de parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e a empresa de telefonia Algar Telecom.
Batizado de “Conecta Parque”, o projeto de rede wi-fi gratuita vai garantir a cobertura com desempenho de 600 MB a 1 GB, sem limitação de número de usuários, em toda a extensão do Parque do Sabiá, desde a pista de corrida e caminhada, quadras esportivas, Arena Beach Tennis, Nova Arena Park e academias ao ar livre até os espaços Mundo da Criança, Zoológico Municipal e UDI Lab. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas utilizem a rede por dia.
Para atender aos frequentadores com qualidade, agilidade e segurança do serviço, a empresa parceira instalou 25 repetidores por toda a extensão do Parque do Sabiá, além de ser a responsável por definir inicialmente o sistema de acesso a partir do qual o sinal será acessado.
Pedalinhos e embarcadouro
Em outra frente, a Futel adquiriu nove pedalinhos, cada um com capacidade para levar até quatro pessoas ao mesmo tempo e fabricado em fibra de vidro de alta resistência. Os equipamentos têm 4,10 metros (m) de comprimento, 1,60 m de largura e 2,20 m de altura e contam com suporte para latinha ou garrafas de água, dois sistemas de pedais e boa navegabilidade.
Além disso, foi instalado um embarcadouro em formato “T” com passarela de 10 m x 3 m, rampa de 10 m x 1,20 m e uma plataforma flutuante de 3 m x 10 m. Com esse tamanho, é possível que até três pedalinhos embarquem ao mesmo tempo.
A nova estrutura possibilitará a ampliação dos dias de passeio pela represa do parque. Além da tradição dos domingos, das 10h às 16h, a atividade estará disponível aos sábados, também das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita. As aquisições resultaram do investimento de R$ 90 mil, oriundo da emenda de vereador.