Em encontro no Centro Administrativo Municipal, durante a tarde desta sexta-feira (30), o prefeito Odelmo Leão obteve apoio do governador de Minas Gerais para ampliar a capacidade do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate): a liberação do helicóptero Pégasus da Polícia Militar para uso do serviço criado pela Prefeitura de Uberlândia e operado desde 2019 em parceria com o comando local do Corpo de Bombeiros. Em coletiva de imprensa conjunta, Romeu Zema anunciou que, em atendimento à solicitação do prefeito, está autorizada a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre Município e PM.
“Em cinco anos de operação, o Siate tem se mostrado um modelo de excelência no atendimento pré-hospitalar de urgência, comprovando ser um investimento acertado da nossa gestão dentro dos serviços prestados no setor de Saúde. Nesse meio tempo, trabalhamos para conseguir agregar o Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav) e, com certeza, essa parceria com a PM vai aumentar nossa capacidade na prestação de socorro”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Com o helicóptero, o Siate terá condições de oferecer um atendimento mais rápido, especialmente, em situações que exigem urgência e ocorrem em locais de difícil acesso (como em áreas rurais, regiões com estradas não pavimentadas ou com obstruções). Mais detalhes sobre a liberação e utilização da aeronave serão anunciados em breve.