Uberlândia continua com o mercado de trabalho formal aquecido e, em 2024, mais uma vez, é destaque nacional nesse indicador econômico. O município está entre as cinco cidades brasileiras de grande porte – que detêm entre 500 mil e 1 milhão de habitantes – que mais efetivaram admissões em postos com carteira assinada no primeiro semestre de 2024. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que Uberlândia teve 77.542 contratações durante os seis primeiros meses deste ano. O resultado garantiu à cidade a quarta posição no ranking dos municípios com a mesma faixa populacional.
“Temos aqui uma gestão de políticas públicas para a geração de emprego e renda. Nossa cidade é um lugar de oportunidades de mão de obra, e a Prefeitura de Uberlândia estimula e apoia constantemente o mercado de trabalho. Oferecemos, diariamente, a intermediação por meio do Sine municipal. Também sempre atuamos como facilitadores para que novas empresas venham para a nossa cidade e as que aqui já estão permaneçam e se consolidem, pois isso é sinônimo de admissões, remuneração, crescimento social e desenvolvimento econômico. E promovemos a qualificação por meio dos cursos profissionalizantes. Seguimos com os trabalhos para fortalecer o mercado de trabalho e seguiremos de portas abertas para novos investimentos e negócios, estimulando cada vez mais a criação de emprego e renda”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
O desempenho na empregabilidade também fez Uberlândia ser a terceira cidade do interior brasileiro que mais registrou admissões e a 18ª no ranking geral do país, à frente de 15 capitais como Belém (PA), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Vitória (ES). Superou, ainda, outros municípios reconhecidamente desenvolvidos como Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Maringá (PR), Blumenau (SC) e Caxias do Sul (RS). No estado, ficou na segunda posição geral, atrás apenas de Belo Horizonte (MG).
O ranking de municípios de grande porte analisados por meio da base de dados do Caged conta com 33 cidades com 500 mil a 1 milhão de habitantes. No comparativo realizado nesse grupo, Uberlândia fica atrás somente de Campo Grande, capital sul-mato-grossense, e de Joinville (SC) e São Bernardo do Campo (SP). Entre os municípios do interior, Uberlândia ficou atrás apenas de Campinas (SP) e Joinville (PR). Ainda de acordo com os dados do Caged, a performance uberlandense no volume de contratações com carteira assinada no primeiro semestre de 2024 foi puxada pelos setores de Serviços e Comércio.