A Defesa Civil emitiu, nesta terça-feira (3), novo alerta para baixa umidade relativa do ar em Uberlândia. Conforme relatório do Sistema Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), mantém-se a possibilidade de que o índice fique abaixo de 12%.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é quando o índice está entre 50% e 80%. Níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes. A baixa umidade do ar pode causar vários problemas respiratórios e agravar doenças respiratórias, como bronquite, sinusite, asma, dentre outras.
Nessas circunstâncias, é de extrema importância tomar alguns cuidados, como umidificar os ambientes, beber muita água, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Cuidados pessoais
> Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
> Dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo;
> Fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;
> Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
> Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h;
> Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e antes de dormir;
> Use chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol.
Cuidados com o ambiente
> Estenda toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos;
> Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;
> Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis, cortinas e carpetes;
> Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.