O prefeito Odelmo Leão recebeu na tarde desta terça-feira (3), no Centro Administrativo Municipal, representantes do Ecossistema de Inovação da cidade, o Uberhub. Na ocasião, foram apresentados e entregues os termos do “Pacto pela Inovação em Uberlândia”, projeto que tem objetivo de reunir as principais lideranças da cidade para, de forma sinérgica, implementar projetos no setor, a longo prazo, que beneficiem toda a cidade e população. A Prefeitura de Uberlândia foi a primeira de 29 entidades públicas e privadas locais a ser convidada para assinar o documento, o que deverá ocorrer oficialmente em evento até o fim do ano.
Lançado em agosto de 2017, com a participação da Prefeitura de Uberlândia, Uberhub conjuga iniciativas dos setores público e privado, instituições de ensino e sociedade organizada para fomentar o empreendedorismo de inovação e tecnologia, a ampliação da cultura empreendedora e a formação de pessoas qualificadas para o desenvolvimento tecnológico local. O apoio ao setor de tecnologia e inovação é uma prioridade da gestão municipal.
Desde o início do terceiro mandato do prefeito Odelmo Leão, há sete anos, as empresas de base tecnológica atuantes no município contam com a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) reduzida de 3% para 2%. O município também tem duas estruturas públicas importantes que reforçam o estímulo dado ao setor: o UdiLab, (primeiro espaço público de coworking da cidade, localizado no Parque do Sabiá e com acesso gratuito realizado mediante reserva) e o Polo Tecnológico Sul (espaço estratégico no bairro Gávea, no qual empreendedores que atuam nas áreas de tecnologia e inovação adquiriram lotes, a valores subsidiados mediante contrapartida e com toda a infraestrutura básica necessária).
Ainda com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação uberlandense, vale destacar a apresentação de startups na Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), o laboratório Agrolab e iniciativas do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, entre outras ações.